terça-feira, 26 de junho de 2012

Personagens (parte 1)

A maioria dos personagens de Planeta Terra apresenta uma trajetória curta, porém marcante. Sua grande diversidade é algo que se destaca no livro. Ao percorrer as 127 páginas de Planeta Terra você tem a oportunidade de conhecer personagens de várias faixas etárias, que viveram em diferentes épocas e culturas.

Sir Malakenzo III foi um famoso sábio, que viveu por volta de 1600 e fez uma estranha profecia. O mestre Malakenzo foi muito venerado em sua época e, mesmo séculos após sua morte, era imenso o número de seus seguidores espalhados pelo mundo inteiro. Em 2016, quando algumas coisas estranhas começam a ter lugar no palco do planeta Terra, os seguidores do mestre Malakenzo não tardam em bradar que a profecia, finalmente, está tendo o seu cumprimento. Contudo, eles mal imaginam a terrível surpresa que os aguard,a naquele dia em que todos decidem se reunir na montanha sagrada de Nemb.

Volitesk é um líder terrorista que está sendo caçado por nações do mundo inteiro. O líder e seu grupo mantêm vários centros de pesquisa e produção de armas biológicas espalhados pelo planeta. Contudo, há muito que não se têm nenhuma pista de seu paradeiro. No ano 2016, em meio ao caos que se instalou no planeta, quando, finalmente, se consegue localizar e invadir o esconderijo principal do líder, o que se vê ali deixa todos muito perplexos, com mais indagações do que respostas.

Creio que, com exceção de Malakenzo e Volitesk, a maioria dos personagens tem muito em comum conosco e com o nosso dia a dia. Um deles, Steve Attenborough é um empreendedor, alguém que lutou de forma honesta e determinada para levar avante seus sonhos. Ele conseguiu construir uma sólida carreira como dono de uma empresa, e não apenas isso, ganhando também o respeito e a simpatia de toda a comunidade onde vivia. Além de empresário, Steve era um esposo fiel, dedicado e um pai amoroso. Contudo, vem a ter um fim trágico e prematuro, juntamente com sua esposa Helena.

Alguns dos personagens são professores, estudantes, pesquisadores; há um mecânico de automóvel que também foi um inventor, cuja principal invenção vai causar muita polêmica em um futuro distante (após o ano 2400).

Na próxima postagem vamos analisar o perfil de outros personagens, entre eles, Derek Wilson, que ficou conhecido como “o homem que mudou o rumo do planeta”. Esse personagem tem provocado minha criatividade no sentido de escrever um livro só para ele, cujo título poderia ser este: “O Segredo de Derek Wilson”.

domingo, 17 de junho de 2012

Meu Primeiro Livro

Escrever sempre foi uma de minhas atividades favoritas, desde os tempos de criança. Neste ano de 2012, tive o privilégio de publicar meu primeiro livro, cujo lançamento ocorreu no dia 14 de Abril, em Recife, PE. Desde então, venho organizando eventos para promoção do livro em diferentes locais, inclusive em outras cidades e até estados. Meu grande sonho é fazer com que “Planeta Terra” chegue a todos os cantos do Brasil e ultrapasse as fronteiras nacionais.

O livro apresenta uma história fictícia, uma “viagem” pelo planeta que começa no passado e vai para um futuro distante. Ao percorrer suas páginas, o leitor é estimulado a refletir sobre diversos assuntos, entre ele o cuidado com a saúde, com o meio ambiente, o tempo e os relacionamentos. Outro tema em destaque é a importância do cultivo das habilidades de duvidar, questionar, confrontar ideias e debater.
A narrativa provoca questionamentos, estimula o pensamento e a imaginação, suscita muitas indagações, sem, contudo, fornecer nenhuma solução, cabendo ao leitor a tarefa de buscar as respostas. A propósito, o título do último capítulo é exatamente esse: “Buscando Respostas”.
Apesar de ter apenas 127 páginas, o livro apresenta inúmeras e valiosas lições, verdadeiros tesouros, que apenas são percebidos após a segunda ou terceira leitura. A riqueza de lições que podem ser extraídas da obra surpreende até mesmo a mim, que sou a autora. Chego a me perguntar, como esta importante reflexão foi parar aí, visto que eu não a inseri de propósito? É então que vou descobrindo, aos poucos, novas maravilhas e segredos da arte de escrever. Vou percebendo que, ao escrever, nós comunicamos muito mais do que, ao princípio, imaginamos e planejamos. Percebo que essa comunicação parece ir se expandindo a cada nova leitura.
Bem, é desnecessário dizer que eu li, reli e recomendo o Planeta Terra, mas, vou finalizar com as palavras de dois amigos e leitores:

"Ao ler o livro podemos perceber que ali é apresentada uma história de ficção que se aproxima muito de nossa realidade, além de viajamos desde nossos dias até o ano 2.250. É muito interessante notar que não se trata apenas de mais uma obra sobre desenvolvimento sustentável. O livro aborda assuntos sobre a sobrevivência da espécie humana de modo inteligente e racional, de uma forma imparcial, sem forçar a barra para a opinião da autora”.
Francisco Marques, Professor do IFPE.


“Terminei!!! Valeu a viagem! Pode ser adaptado para roteiro de cinema, numa espécie de filme parecido com “A Máquina do Tempo” de H.G Wels ! Parabéns, Delanie! O livro é pequeno, mas bem movimentado. Gostei muito”!
Jamaci Messias, Gerente de Vendas.
Vendas:
Livraria Jaqueira
R. Antenor Navarro, 138, Jaqueira. Recife, PE (Em frente ao parque da Jaqueira)
Livraria Vozes
R. do Príncipe, 482, Boa Vista. Recife, PE.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, dia mundial do meio ambiente, fechemos os olhos e imaginemos cenas de destruição ambiental. Chocante, não é mesmo? Agora, de frente para o espelho, perguntemos a nós mesmos: O que isso tem haver conosco? Somos destruidores do meio ambiente?

Certamente quando se fala em destruição ambiental, pensamos logo naqueles que devastam matas e florestas, lançam toneladas de poluentes no ar e nas águas, realizam caça e pesca predatória ou agridem o solo. Sem dúvida a maioria de nós não se enquadra nessa classe de destruidores. Vale lembrar, porém, que há duas maneiras de se destruir algo: 1)Pela agressão direta, a exemplo do que foi mencionado anteriormente; 2)Pelo descaso e a falta de cuidado. Ôpa! É exatamente aí que eu, você, nós somos enquadrados.

O que fizemos nas últimas, horas, dias, no último mês, ao longo desse ano, para cuidar do planeta? Pouco, muito, nada?

Mas, não temos tempo de lamentar pelo que não foi feito, pois há muito por fazer. Comecemos,  primeiro, com ações de conscientização e, depois, tomemos atitudes diretas de cuidado com o planeta. Comecemos por nós mesmos e, depois, compartilhemos nossos valores e atitudes de preservação ambiental com os que moram conosco na mesma residência, vizinhos, amigos, familiares, colegas de trabalho. Comecemos pelo nosso quarto e, depois, estendamos as ações para a casa toda, o prédio, o condomínio, a rua onde moramos, o local de estudo e de trabalho.

Algumas dicas para atitudes de conscientização e preservação:
1)Cultivar o hábito de observar e apreciar a natureza
2)Desenvolver a capacidade de captar os sons, os aromas, as formas e cores da natureza no dia a dia, mesmo em meio à correria
3)Reduzir, reutilizar e reciclar
4)Consumir produtos orgânicos
Uma vez aplicados esses princípios em nossa vida, vamos compartilhá-los com os que estão mais próximos de nós e também com aqueles que estão distante. Nesse caso, basta só um clique e esta mensagem poderá chegar a muitos lugares do planeta.

Que de hoje em diante seja este o nosso lema: “Meio Ambiente: Desfrutar e Preservar”!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Planeta Terra: O que aconteceu?

Um livro surpreendente!

Apresenta uma narrativa fictícia que tem lugar no palco do planeta Terra em diferentes épocas e lugares. A riqueza de cenários e de personagens, junto com uma pitada de aventura e suspense, cativam o leitor, ao mesmo tempo em que ele é levado a refletir sobre várias questões, entre elas, o cuidado com a saúde, o meio ambiente, o tempo e os relacionamentos.  A obra também se propõe a oferecer estímulos para o cultivo da arte de duvidar, questionar e debater. E, embora esteja voltado para o público adulto, considerando o tipo de reflexões que suscita, os adolescentes e jovens também poderão se deleitar com a história, a qual contribui, ainda, para estimular a imaginação e o raciocínio, indispensáveis para um bom desempenho estudantil.



Sinopse

O planeta Terra é palco de uma série de estranhos acontecimentos que põem em risco a existência da espécie humana. Algum tempo depois, os homens adquirem fantásticas habilidades corporais, alteram drasticamente seu modo de vida e, muitos anos mais tarde, decidem investigar o passado do planeta. Em suas buscas eles encontram misteriosos objetos, intrigantes questões, acalorados debates e os estranhos livros de um homem chamado Derek Wilson.

Lançamento do Blog

Iniciando este blog para trocar ideias com leitores.