domingo, 2 de setembro de 2012

Minha Participação na FLIPA


Nos dias 22 a 26 de Agosto de 2012, aconteceu  em Paulista, PE, a I Feira Literária do Paulista, FLIPA. 

A cidade de Paulista, localizada na região metropolitana de Recife, PE, possui uma população de 300 mil habitantes. Seu surgimento teve início em 1535, com o nome de Paratibe, “sendo um local dividido por engenhos ainda pouco habitado e reconhecido”.  (p. 4).

Em 1689, Manoel Navarro, da capitania de São Paulo, adquiriu um engenho na região, que ficou conhecida como as “terras do paulista”, uma referência a seu proprietário, nome que se estabeleceu, e permanece, até hoje.

Atualmente, a principal atividade econômica de Paulista é o comércio, com crescimento do turismo, principalmente em bairros localizados no litoral. O município apresenta uma faixa litorânea com 14 km de extensão, mar de águas mornas, coqueirais e belas praias, como Enseadinha, Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha.

Com o tema Educação e Sustentabilidade, a Flipa “tem como objetivo ampliar a leitura, a escrita e as percepções visuais dos participantes, buscando o desenvolvimento linguístico, a aquisição do hábito de leitura, para formação e transformação humana visando à construção coletiva de novos saberes no âmbito cultural e educacional”. (p. 17). Para a secretária de educação do município Jaqueline Moreira, a Flipa representa uma conquista e um importante incentivo para a educação.

Como participante da Flipa, pude testemunhar cenas novas, agradáveis, divertidas e que ficarão registradas em minha memória. O vai e vem das pessoas; a empolgação dos estudantes; a dedicação das professoras, enquanto conduziam seus alunos pelos corredores da feira; o empenho e dinamismo dos organizadores do evento; a disposição dos vendedores de livros em ganhar a atenção dos visitantes; os olhares e as conversas de editores, que tentavam atrair autores iniciantes, dispostos a financiar a produção dos próprios livros; tudo constituiu uma experiência gratificante, enriquecedora e marcante.

Foi gratificante participar da Flipa, por poder estar envolvida em uma atividade de incentivo à leitura, cujo tema “Educação e Sustentabilidade”, se configura como uma das causas que tenho procurado divulgar e defender.

Também foi gratificante ver a participação, em massa, de estudantes e o empenho dos professores. Foi uma experiência enriquecedora, sobretudo, pela oportunidade de conhecer pessoas, conhecer outros escritores e dar início a novas amizades. Foi marcante, por ser minha primeira participação em um evento literário como escritora e palestrante, o que representou muito para minha carreira.

Em minha segunda palestra, fui surpreendida por um público essencialmente infantil. O conteúdo do livro, e das palestras que apresento, é voltado para o público adulto, embora venha cativando, também, a atenção dos adolescentes e jovens. Falar para um auditório repleto de crianças foi algo bem diferente do que estou acostumada a fazer, sendo necessário adaptar a linguagem e o conteúdo para aquela faixa etária. Mas, a julgar pela empolgação com que respondiam às minhas perguntas e me cumprimentavam ao final da palestra, acredito que consegui transmitir bem o meu recado sobre “Qualidade de Vida”, motivando-os a continuar vestindo a camisa da promoção da saúde do homem e do planeta.

Referência
Revista Flipa, Ano I, Agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário