sexta-feira, 1 de julho de 2016

Trilha da Saúde

Há muito que eu vinha sonhando com algo que pudesse unir lazer em meio à natureza e atividades educativas de promoção da saúde, controle do estresse e conscientização ecológica. E assim surgiu o projeto Trilhas da Saúde em parceria com a Paradise Turismo.

Nossa primeira trilha aconteceu no dia 01 de maio no município de Cabo de Santo Agostinho, PE.  Percorremos áreas de mata, mangue e praia. Começamos nosso trajeto na Praia de Gaibu, dali seguimos para a praia de Calhetas, passando pelo Forte Xavier, Mirante da Praia de Calhetas, Vila de Nazaré, Convento, Mirante do Cabo, Farol, Mirante do Paraíso, Praia de Suape, terminando no Sítio da Pedra Alta, onde almoçamos.

Foi uma experiência inesquecível, muito além de nossas melhores expectativas. O grupo transpirava alegria e motivação e todos nos divertimos muito durante o trajeto, um ajudando o outro em algumas subidas meio difíceis por entre pedras, atravessando um riacho, tudo muito emocionante.
Nem a chuva que caiu durante boa parte do trajeto tirou o animo dos participantes, muito pelo contrario. A chuva foi um elemento surpresa que trouxe muita diversão. Por outro lado, contemplar a paisagem que se desdobrava diante de nossos olhos a cada palmo do trajeto era algo realmente encantador. 

Perceber a combinação dos sons do vento, do mar, das aves, dos insetos e outros habitantes do local nos enchia de surpresa e admiração. Mas quando a chuva começou a cair, primeiro qual música suave, depois em um ritmo vibrante, o misto de aromas que se desprendeu do solo, combinado com a folhagem me proporcionou uma das experiências mais incríveis de minha vida! Não pude deixar de abrir os braços e exclamar: Uau! Que delícia!

Olhei para os companheiros de trilha e eles também desfrutavam de tudo aquilo, talvez não tanto quanto minha pessoa, pois eu tinha minhas atenções voltadas para a percepção dos aromas do ambiente, pelo menos essa era a tarefa que havia sido atribuída a mim ao Ajax e a Simone. Os demais participantes estavam distribuídos em grupos diferentes para apreciar o ambiente com os outros sentidos.

Ao final houve um momento para troca de experiências e quando cada pessoa podia dizer como se sentiu em participar desse projeto. Um dos depoimentos mais marcantes foi o de Bruna. Ela disse que depois de tudo o que experimentou durante o passeio, o que mais sentia era arrependimento. Isso mesmo! Ela se sentia muito arrependida por nunca ter feito uma trilha antes.  “Nunca mais vou deixar de participar de eventos como esses. Foi maravilhoso”, concluiu.

De fato, foi incrível e muito além de nossas melhores expectativas poder usufruir de toda beleza e riqueza que o Criador colocou nos mínimos detalhes dos ambientes por onde passamos, o companheirismo e aprendizado com outros participantes, o fortalecimento e o desenvolvimento de laços de amizade e o poderoso efeito relaxante, demolidor de todo estresse que o ambiente natural nos proporcionou.

Em julho teremos a Segunda Trilha da Saúde, que será no município de Primavera, PE . A região tem como principais atrativos: Área Rural, Mata Atlântica,  Rio Ipojuca e as Cachoeiras de Pedra Branca, do Convento e do Urubu, que é a mais famosa.

Venha conosco a este encontro incomparável, em meio à natureza, participar de atividades educativas sobre saúde e controle do estresse, desfrutando de muito companheirismo e amizade.
Acesse nosso site e fique por dentro de todos os detalhes da programação e saiba como fazer sua inscrição:

www.delanievelazquez.com/eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário