terça-feira, 11 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente


Não poderia iniciar essa postagem sem, primeiro, pedir desculpas a meus assíduos leitores pelo lapso de conteúdo da semana anterior.  Meu envolvimento com atividades da Semana do Meio Ambiente acabou tomando o tempo que dispunha para escrever e postar nesse blog.

Bem, desculpas aceitas, assim suponho, vamos ao tema de hoje.

Foi com grata satisfação que recebi o convite do professor Sandro Eloi para ministrar uma palestra na  Escola Estadual Amaury de Medeiros. A instituição estava promovendo o I Seminário “Meio Ambiente – A Mudança Começa em Nós”.

Minha chegada à escola foi em meio ao temporal que castigou a cidade de Recife na última terça-feira, 04 de junho de 2013.

Procurei um local para estacionar. “Pronto, aqui está bem”, pensei. “Atravesso a rua, dobro a esquina e já estou lá”. O único problema era a copiosa chuva que caía e a caudalosa correnteza que se formava abaixo do meio fio e estendia-se em direção ao centro da rua.

“E agora, como vou sair daqui”?

Olhando ao redor, percebi que havia trazido um guarda-chuva, por sinal, daqueles pequenos. “Isso aqui só vai impedir que eu fique ensopada, mas vou me molhar bastante”. Dei-me conta que sou uma cidadã bem despreparada para enfrentar o período das fortes chuvas, muito comuns nessa época do ano, e que se intensificam no mês de julho, aqui na região. Não tinha ali comigo, e nem em casa, capa impermeável, galocha, um bom guarda-chuva grande...

Ah!, como senti falta desses itens naquele momento!

Enquanto estava ali, dentro do carro, podia escutar a forte canção da chuva que caía sob o teto do automóvel e das edificações próximas, as calçadas e a rua. Podia ver a coreografia desenvolvida pela massa de água em movimento.  Mas, era preciso de sair da zona de conforto e cumprir minha missão.

Auditório repleto de estudantes do ensino médio e professores empolgados com o tema da educação ambiental,  foi o que visualizei, em primeiro plano, ao adentrar o recinto. O tema do dia era: Nosso Planeta, Nossa Casa e, com muita satisfação, apresentei minha palestra, que contou com o envolvimento dos alunos. Conceitos acerca do que é sustentabilidade, e do que não é, relações entre seres vivos, inclusive o homem, e os recursos naturais, ações a serem desenvolvidas no dia a dia, foram alguns dos tópicos por mim abordados.

Em seguida, houve a apresentação do trabalho da artesã Valéria Felix, que  confecciona incríveis obras de arte com sucata; teve também o rap ecológico, composto e apresentado por um grupo empolgado de alunos.

Uma das coisas que mais chamaram minha atenção foi o interesse daquela turma na questão da sustentabilidade, uma vez que a participação no seminário era optativa. O empenho dos professores e da direção também foi notório. Por fim, foi apresentado um grupo, formado por alunos e professores cujo objetivo é desenvolver atividades de educação ambiental. Aquele I seminário foi fruto do trabalho deles, e pude perceber que as ideias já começavam a brotar para o II seminário, em 2014.

Magnífica iniciativa! Quão bom seria que toda escola, empresa, ou qualquer outra instituição seguisse tal exemplo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário