sexta-feira, 21 de março de 2014

Simplesmente Água


Líquida, sólida ou em estado de vapor. Sua presença, na medida certa, traz alívio, restauração e bem estar.

Água que lava, que limpa, que purifica. Água deliciosamente refrescante, que suaviza o calor.

Sua ausência, de pronto, é sentida. Faz o sedento almejá-la ardentemente, procurá-la incansavelmente e sorrir ao encontrá-la, vê-la, sentir seu toque nos lábios, na garganta, em seu corpo.

Que a fórmula química da água é H2O, isso todos sabem. Mas muitos não levam em conta a beleza e o valor desse inestimável tesouro da natureza.

Sua essência, aparentemente simples, lhe confere um caráter infinitamente versátil. Contudo, é preciso calma, sensibilidade e uma hábil disposição para conseguir enxergar a beleza e profundidade que há nessa organização de apenas dois átomos de hidrogênio, unidos através de uma ligação química covalente, a um átomo de oxigênio. A posição espacial desses três elementos, o ângulo entre eles e a assimetria molecular resultante desse arranjo são de uma beleza incomparável.

Presente nos corpos dos seres vivos, na cobertura de nuvens, no ar que respiramos, distribuída em áreas da superfície terrestre formando mares, rios, lagos ou precipitando-se da atmosfera para superfície terrestre em forma de gotas de chuva, a água desempenha um papel fundamental para a vida e a estrutura deste planeta.



Água simplesmente, água.

Sua fórmula, sua versatilidade, sua intima relação com os organismos vivos, sua trajetória por dentro e por fora dos corpos desses organismos me enchem de admiração por essa notável substância química, mas, acima de tudo, tornam meus pensamentos voltados para o Criador. Passo, então, a relembrar Suas palavras ao comparar Sua obra de restauração com a atuação dessa maravilhosa substância da natureza: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4:14.

Amanhã, 22 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Água, um dia para reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário