terça-feira, 21 de maio de 2013

Viva Mais Leve!

Para muitos humanos, a vida no Planeta Terra tem-se caracterizado por uma incessante e exaustiva corrida, cuja linha de chegada está SEMPRE “mais adiante”. Além disso, a cada ano que passa, exige-se dos corredores que desenvolvam uma velocidade cada vez maior, com direito a pausas para descanso insuficientes e, muitas vezes, inexistentes.

Estamos tão acostumados a viver correndo que, quando paramos, nos sentimos meio esquisitos ou, até mesmo, preguiçosos! A correria da vida diária, com seu ritmo alucinante de atividades, nos envolve de tal modo que nem, ao menos, conseguimos imaginar que estamos sobrecarregados, nem conseguimos discernir quais são as sobrecargas que devem ser eliminadas.

Em seu livro “Overload Syndrome”, publicado no Brasil com o título “Como Conviver Bem Com As Pressões” pela editora Betania, o Dr. Richard Swenson apresenta o relato de sua própria experiência com as sobrecargas que o oprimiam, e como ele conseguiu se libertar, redescobrindo o prazer de viver uma vida simples e com qualidade.

De acordo com seu relato, o Dr. Richard levava uma vida considerada perfeita. Ele era um médico experiente, possuía um ótimo emprego com um ótimo salário, trabalhava em um excelente consultório, seus colegas o apoiavam e seus clientes estavam muitos satisfeitos. Para completar, o Dr. Richard tinha uma família amorosa, ampla rede de amigos e uma vida religiosa e social ativa.

Mas, havia algumas questões que o incomodavam:

Se sua vida era tão perfeita, como todos diziam, por que ele se sentia muito desanimado e desmotivado? Por que era tão difícil levantar da cama cedo pela manhã, as dores de cabeça eram tão intensas e frequentes, sua paixão pela medicina encolhera e ele sentia excessiva preocupação quanto ao futuro?

Diante disso, o Dr. Richard decidiu estudar a vida do Médico dos médicos, Jesus, e, desse modo, ele pôde aprender a: 1)estabelecer prioridades; 2)reconhecer e respeitar seus limites; 3)viver o momento presente; 4)deixar sempre uma “margem”.

Ao longo de seu livro, o autor enfatiza o conceito de margem. Para ele, MARGEM “é o espaço que deveria existir entre nossos compromissos e nosso limite, nossa vitalidade e a exaustão”. E, acrescenta ainda que, a “margem é o posto e o antídoto da sobrecarga.”

O autor menciona algumas sobrecargas que devemos controlar e evitar: Sobrecarga de acessibilidade; Sobrecarga de afazeres e compromissos; Sobrecarga de dívidas; Sobrecarga de expectativas; Sobrecarga de informações.

Por fim, gostaria de acrescentar que o controle da sobrecarga é algo que deve ser feito todos os dias. Contudo, travar essa luta diária contra a sobrecarga é algo incrivelmente compensador, pois faz com que sejamos livres, livres para desfrutar plenamente a vida, com sua rotina e suas surpresas.

Referência

SWENSON, R.A. Como conviver bem com as pressões. Belo Horizonte: Betânia, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário